O novo ano chegou e com ele, uma oportunidade incrível para aproveitar um fim de semana prolongado logo no início de janeiro. Isso porque, caso faça ponte no dia 2 de janeiro, é possível ter um fim de semana de quatro dias para descansar e recarregar as energias para o ano que se inicia. Mas essa não é a única vantagem que o calendário de 2026 reserva para nós.
Em junho, por exemplo, é possível ter até 11 dias de férias usando apenas quatro folgas. Isso mesmo, você não leu errado. Com um pouco de planejamento e estratégia, é possível aproveitar um período de descanso prolongado sem precisar gastar muitos dias de folga. Vamos entender melhor como isso é possível.
O calendário de 2026 traz algumas datas comemorativas que caem em dias próximos aos finais de semana, o que possibilita a famosa “ponte”. No dia 2 de janeiro, por exemplo, é comemorado o Dia de São Basílio, que é feriado em alguns estados brasileiros. Se você trabalha em uma empresa que não considera esse dia como feriado, pode fazer a ponte e aproveitar um fim de semana de quatro dias.
Mas essa não é a única oportunidade de ponte que o ano de 2026 oferece. Em junho, temos o feriado de Corpus Christi, que cai em uma quinta-feira. Se você tirar a sexta-feira de folga, terá um fim de semana prolongado de quatro dias. E se você for ainda mais estratégico, pode aproveitar o feriado de São João, que é comemorado no dia 24 de junho, e fazer a ponte para o dia 25, que cai em uma sexta-feira. Assim, terá um período de descanso de cinco dias, utilizando apenas um dia de folga.
Mas as vantagens do calendário de 2026 não param por aí. No mês de novembro, temos o feriado de Finados, que cai em uma terça-feira. Se você tirar a segunda-feira de folga, terá um fim de semana prolongado de quatro dias. E se você for ainda mais ousado, pode aproveitar o feriado de Proclamação da República, que é comemorado no dia 15 de novembro, e fazer a ponte para o dia 16, que cai em uma terça-feira. Assim, terá um período de descanso de cinco dias, utilizando apenas um dia de folga.
Além dessas oportunidades de ponte, o calendário de 2026 também reserva alguns feriados prolongados. Em abril, por exemplo, temos a Sexta-feira Santa, que cai no dia 2, e o feriado de Tiradentes, que é comemorado no dia 21. Se você tirar a segunda-feira de folga, terá um fim de semana prolongado de quatro dias. E se você for ainda mais estratégico, pode aproveitar o feriado de São Jorge, que é comemorado no dia 23 de abril, e fazer a ponte para o dia 26, que cai em uma segunda-feira. Assim, terá um período de descanso de cinco dias, utilizando apenas um dia de folga.
Outro feriado prolongado que o calendário de 2026 reserva é o Natal, que cai em um domingo. Se você tirar a segunda-feira de folga, terá um fim de semana prolongado de três dias. E se você for ainda mais ousado, pode aproveitar o feriado de Ano Novo, que é comemorado no dia 31 de dezembro, e fazer a ponte para o dia 3 de janeiro de 2027, que cai em uma segunda-feira. Assim, terá um período de descanso de quatro dias, utilizando apenas um dia de folga.
Com todas essas possibilidades, é possível aproveitar o ano de 2026 com muitos







