A chegada da Crew-10 à Estação Espacial Internacional (ISS) está prevista para hoje, 09 de abril de 2021, e será transmitida ao vivo pelo site oficial da NASA a partir das 22h45 no horário de Brasília. Essa missão marca mais um importante passo na exploração espacial e promete trazer grandes avanços para a ciência e tecnologia.
A Crew-10 é a décima missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA, e será composta por quatro astronautas: Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, e Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). Eles serão transportados pela nave Crew Dragon, que será lançada pelo foguete Falcon 9, da base de lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida.
Essa será a primeira missão tripulada da SpaceX a utilizar a nave Crew Dragon já utilizada em uma missão anterior, a Crew-1, que levou quatro astronautas à ISS em novembro de 2020. Isso demonstra a confiabilidade e eficiência da nave, que foi desenvolvida pela empresa de Elon Musk em parceria com a NASA, com o objetivo de reduzir os custos de transporte de astronautas para a ISS.
A chegada da Crew-10 à ISS está prevista para acontecer no sábado, 10 de abril, às 5h10 no horário de Brasília. Os astronautas ficarão na estação espacial por seis meses, realizando diversas atividades científicas e tecnológicas, além de realizar caminhadas espaciais para realizar reparos e manutenções na estação.
A ISS é um laboratório em órbita que tem como objetivo realizar pesquisas em diversas áreas, como biologia, física, medicina, entre outras. Desde sua inauguração em 1998, já foram realizadas mais de 3.000 experimentos na estação, que contribuíram para o avanço do conhecimento humano e para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiam a vida na Terra.
A chegada da Crew-10 à ISS também é um marco importante para a parceria entre a NASA e a SpaceX, que tem como objetivo reduzir a dependência dos Estados Unidos em relação à Rússia para o transporte de astronautas ao espaço. Desde o fim do programa de ônibus espaciais em 2011, os americanos precisavam pagar cerca de 80 milhões de dólares por assento na nave russa Soyuz.
Com a Crew Dragon, a NASA espera reduzir significativamente esses custos e também incentivar o desenvolvimento de tecnologias espaciais por empresas privadas. Além disso, a parceria com a SpaceX também tem como objetivo preparar o caminho para futuras missões tripuladas à Lua e até mesmo a Marte.
A transmissão ao vivo da chegada da Crew-10 à ISS será uma oportunidade para o público acompanhar de perto esse importante momento da exploração espacial. Além disso, a NASA também disponibiliza em seu site informações sobre a missão, imagens e vídeos dos astronautas durante sua estadia na estação.
Não deixe de acompanhar esse momento histórico e se inspirar com os avanços da ciência e tecnologia. A chegada da Crew-10 à ISS é mais um passo rumo a um futuro cada vez mais promissor e cheio de descobertas. Fique ligado no site da NASA e acompanhe essa jornada incrível!