Fernando Mamede foi um dos maiores atletas do atletismo português, tendo participado em três edições dos Jogos Olímpicos. Infelizmente, no dia 2 de agosto de 2021, foi confirmada a notícia do seu falecimento pelo Sporting Clube de Portugal, clube onde Mamede iniciou a sua carreira e onde se tornou uma lenda do desporto.
Nascido em Beja, Portugal, em 1 de fevereiro de 1951, Fernando Mamede começou a correr desde cedo. A sua paixão pelo atletismo foi descoberta ainda na infância, quando corria pelas ruas da sua cidade natal. Com o apoio da sua família e do seu treinador, Mamede começou a competir em provas regionais e nacionais, demonstrando já um enorme talento e determinação.
Em 1972, com apenas 21 anos, Mamede teve a sua primeira experiência olímpica, nos Jogos de Munique. Apesar de não ter conseguido alcançar o pódio, o atleta português deixou a sua marca, ao bater o recorde nacional dos 10000 metros, com um tempo de 28 minutos e 45 segundos. Este seria apenas o início de uma carreira repleta de recordes e conquistas.
Nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, Mamede voltou a representar Portugal, desta vez na prova dos 5000 metros. Mais uma vez, não conseguiu subir ao pódio, mas estabeleceu um novo recorde nacional nesta distância. O seu talento e dedicação não passaram despercebidos e Mamede começou a ser reconhecido internacionalmente como um dos melhores atletas do mundo.
No entanto, foi nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, que Fernando Mamede alcançou o seu maior feito. Aos 33 anos, o atleta português conquistou a medalha de bronze na prova dos 10000 metros, tornando-se o primeiro e único português até hoje a conquistar uma medalha olímpica nesta distância. Um momento histórico para o desporto português e para Mamede, que viu o seu esforço e dedicação serem recompensados.
Para além das suas participações olímpicas, Fernando Mamede também se destacou em outros eventos desportivos. Entre as suas conquistas, destacam-se as medalhas de ouro nos Campeonatos Europeus de Atletismo de 1978 e 1982, nas provas dos 10000 metros e 5000 metros, respetivamente. Além disso, Mamede também venceu a famosa Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, Brasil, por três vezes consecutivas, entre 1980 e 1982.
Ao longo da sua carreira, Mamede bateu vários recordes nacionais e internacionais, tornando-se um dos atletas mais bem sucedidos e respeitados de Portugal. O seu nome ficou para sempre marcado na história do atletismo português, sendo um exemplo de perseverança, determinação e superação.
Após o fim da sua carreira desportiva, Fernando Mamede continuou a ser uma figura ativa no desporto, tendo colaborado com o Sporting Clube de Portugal e com a Federação Portuguesa de Atletismo. O seu amor pelo atletismo nunca diminuiu e Mamede sempre foi uma inspiração para as gerações mais novas de atletas.
A notícia da sua morte foi recebida com tristeza e comoção por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar a carreira de Fernando Mamede. O Sporting Clube de Portugal, clube que o viu crescer e onde deixou um legado inesquecível, emitiu







