Os municípios de Santa Catarina têm até o dia 5 de setembro para confirmar sua participação na campanha estadual de recolhimento de pneus inservíveis. Promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a ação faz parte do Programa Penso, Logo Destino (PLD) e tem como objetivo conscientizar a população e evitar a proliferação de doenças causadas pelo descarte inadequado de pneus.
A iniciativa tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada entre os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus em relação ao seu ciclo de vida. Além disso, a campanha também contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente no que diz respeito à saúde e ao meio ambiente.
De acordo com o diretor-presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, a adesão dos municípios é fundamental para o sucesso da campanha. “Contamos com o engajamento de todos para que possamos recolher o maior número possível de pneus e, assim, garantir um destino adequado a esses resíduos, evitando impactos negativos ao meio ambiente e à saúde da população”, destaca.
Além disso, a participação dos municípios é importante para a implementação de políticas públicas efetivas de gestão de resíduos sólidos. Com a adesão à campanha, as prefeituras têm acesso a materiais educativos e orientações técnicas sobre como realizar o recolhimento e destinação correta dos pneus inservíveis.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a campanha é uma oportunidade para que os municípios se unam em prol de um objetivo comum: a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde. “Ao recolhermos os pneus inservíveis, estamos evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de outras doenças causadas pelo acumulo de água nos pneus”, explica.
A campanha estadual de recolhimento de pneus inservíveis já está em sua terceira edição e, até o momento, já recolheu mais de 1,3 milhão de pneus em todo o estado. O material recolhido é encaminhado para empresas especializadas em reciclagem ou para a incineração controlada, garantindo assim a destinação correta e sustentável dos pneus.
A ação é uma grande oportunidade para que os municípios de Santa Catarina se unam em prol de um objetivo comum: a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde. Por isso, é importante que todas as cidades interessadas em participar da campanha confirmem sua adesão até o dia 5 de setembro, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e saudável para todos. Junte-se a nós nessa causa e ajude a fazer a diferença!